Todo convidado adora receber uma lembrancinha, e ganhá-las é muito especial e faz o convidado recordar do seu momento muitas vezes para o resto da vida.

Há muitas formas de oferecer algo inesperado a eles. Nem toda lembrancinha requintada precisa ser cara!

Qual a melhor forma escolher uma lembrancinha para casamento perfeita?

Escolha algo que você gostaria de ganhar. E não dar por obrigação, já que o valor dela está no sentimento que você passa.

O primeiro passo é abusar da sua imaginação pensando no que você e seu noivo gostam, o que seu casamento representa para vocês, coisas que tenham alguma relação com a história do casal.

Por exemplo…

Mini garrafas com azeite e aceto balsâmico remetem a Europa, um mini bolo ou docinhos lembrará as guloseimas de sua festa, uma bebida pode ser algo que vocês gostem de tomar, e assim por diante..

Caso teu casamento seja um destination wedding fica mais fácil de escolher a lembrancinha perfeita, basta escolher brindes que tenham alguma relação com o local da festa.M

E aí, gostaram?

Você sabe qual o papel de um cerimonialista na sua festa de casamento?

Esse é um assunto que sempre vem cheio de dúvidas.

Profissional

Quando você decide contratar esse profissional para seu evento, o que percebe-se são inúmeras dúvidas já que existem muitos nomes no mercado. Cerimonialista, assessoria, organizador…

Para padronizar a profissão, após diversos debates com profissionais da área recomenda “o uso da terminologia ORGANIZADOR DE EVENTOS por todos os profissionais que sejam responsáveis por produzir e organizar um evento, seja ele social, corporativo, religioso, esportivo ou de governo.”

Serviços prestados pelo cerimonialista 

Realiza sonhos!

Existem diversos serviços que podem ser contratados por um cerimonialista, ou organizador de eventos. Há casais que deixam tudo sob responsabilidade deles e contratam assessoria completa. Já outros, preferem um profissional apenas para a assessoria do dia (parcial) ou para algo especifico. Porém, essas nomenclaturas e tipos de serviços podem variar de acordo com cada profissional e serviço.

O que o cerimonialista faz?

Um organizador de eventos não trabalha apenas para casamentos, existem também eventos corporativos, formaturas e até eventos promovidos pelo governo.

Mas, que fique claro! Depende de cada profissional.

Segue uma lista divertida com 54 coisas que seu cerimonialista pode fazer por você!

1. Reunião com os noivos para entender o perfil do casal e atender adequadamente suas necessidades.

2. Recomendar espaços de eventos que se encaixam no padrão de orçamento, ideias e estilo dos noivos.

3.  Sugere fornecedores e acompanhar o casal em provas de buffets, decoradores, design floral, entre outros.

4. Faz reuniões periódicas para garantir que pagamentos e contratações estejam no cronograma de fechamento.

5. Orienta a montagem da lista de convidados.

6. Pode orientar na escolha da paleta de cores do casamento.

7. Recomenda DJ, banda, entretenimento e iluminação, de acordo com o perfil do casal.

8. Pode auxiliar no planejamento do jantar para os padrinhos, chá de lingerie e outros eventos que fazem parte do casamento.

9. Auxilia na organização da documentação do casal, contratos e mantem cópias para garantir que todos os fornecedores cumprem o prometido.

10. Monta cronograma de montagem para o dia do casamento.

11. Monta roteiro de cada etapa da festa (cerimônia, fotos, festa e fechamento) com protocolos, nomes dos familiares, horários, etc.

12. Participa da última prova do vestido da noiva e teste de cabelo e maquiagem.

13. Imagina possíveis problemas que podem acontecer no evento, sugere maneiras de evitá-los e monta um plano de backup. (Ás vezes até um backup para o backup!)

14. Vira terapeuta da noiva!

15. Muitas vezes deixa a vida pessoal de lado para acompanhar de perto itens que passam despercebidos pela própria noiva.

16. Entra em contato com os fornecedores para confirmar o dia do evento, passa endereços e números de telefone.

17.  Faz o RSVP.

18. Supervisiona a entrega e montagem dos fornecedores no dia do evento e auxilia caso precisem de algo, garantindo que o layout do evento esteja como o planejado pela noiva.

19. Confere detalhes da recepção como mesas reservadas e menus.

41. Encontre ou monta mesas para convidados que não confirmaram presença – RSVP.

42. Se derrubarem um copo na pista de dança e ninguém aparecer para limpar, quem ajuda a pegar o vidro quebrado e garante a segurança de todos é a cerimonialista.

43. Faz o transporte de itens de cerimônia para recepção.

44. Confere se tem uma faca pronta para o corte do bolo. E ainda coordena se o fotógrafo, a iluminação e o som estejam perfeitos para este momento.

45. Coloca as lembrancinhas na saída da festa e garante que os convidados irão levá-los.

46. Encontra os donos de itens perdidos como jóias, sapatos, câmeras e muito mais.

47. Lida com problemas médicos como cortes, arranhões, alergias alimentares, etc. E tem um kit de emergência para isso!

48. Cuida para que convidados muito bêbados não atrapalhem o andamento da festa. (Super útil este item!)

49. Fazem a contagem da sobra de bebidas e docinhos da festa.

50. Leva presentes, objetos e sobra de doces para o carro dos noivos.

51. Guarda itens esquecidos na festa.

52. É responsávelpela alimentação dos fornecedores que trabalham no evento.

53. É o ultimo a sair da festa!

54. E nunca deixa de se emocionar com casal!

Esse tema, além de polêmico é super difícil em certos casos.

Quem realmente chamar para o seu grande dia ?

Esse é um dos primeiros passos a decidir para a organização do casamento, pois influencia desde a decisão do local, quantidade de convites e principalmente se os noivos tem um valor X disponível para gastar no casamento e muitas vezes precisam enxugar a lista.

Mas, geralmente se tem um número em mente, mas quando começa a colocar no papel, esse número vai aumentando e logo vão surgindo as dúvidas.

Vamos com as dicas!

A mais importante é, NUNCA convide por educação, convide pessoas que vocês realmente sabem que estarão ali torcendo para a felicidade de vocês.

Segue o infográfico que ajudará na decisão, mas não precisa seguir a risca todas as setas, mas as perguntas que são levantadas podem te ajudar a refletir e também a classificar a lista de convidados e retirar alguns nomes dele sem culpa!

Fonte | Emotion Day


Um dos eventos mais bacanas e esperados no período de pré-casamento é reunir as amigas, ou amigos, para fazer o famoso Chá de Cozinha. Além de ganhar vários presentes super úteis para a nova casa, também é uma ótima oportunidade para já começar a curtir o clima de festa!

O chá de cozinha é um evento super divertido, mas assim como qualquer outro, tem que haver um planejamento. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para as noivinhas que estão nessa etapa a organizar esse dia especial.

  • Defina qual é o tipo de chá você quer fazer : Tem aqueles que envolvem só as meninas, como o chá de panela, chá de lingerie , mas dá também para incluir o noivo, padrinhos e amigos fazendo um chá bar.
  • Tema: É bacana o chá ter um tema que combine com os noivos ou com a história do casal. Esse tema irá ajudar na decoração e na criatividade de quem for organizar, além de ficar personalizado e mais divertido.
  • Quem irá financiar o chá, se será você, ou se a organização e o custo ficarão por conta das madrinhas e padrinhos, no caso do chá bar. Há os casos que os padrinhos e madrinhas pagam pelo chá, mas a maioria dos casos as noivas preferem fazer o evento e convidá-los.
  • Lista de Convidados. Primeiro, tomar cuidado para não ser outro casamento, não é preciso convidar todo o mundo para o chá, somente as pessoas mais próximas. Avaliar os convidados e o tipo de chá planejado. Se for um chá bar, talvez não faça sentido ter todas as tias, avós e etc.
  • Data: O ideal é fazer o chá entre dois meses e um mês antes do casamento. Não é legal deixar tão próximo da data do casamento e o bom de fazer o chá nessa época é aproveitar para entregar alguns convites. Entregar o convite em mãos é sempre mais bacana e sabemos que dá muito trabalho, por isso vale aproveitar o chá para isso.

Lembre-se que o mais importante é que essa celebração seja feita com muito carinho e amor para reunir as pessoas mais especiais!

A escolha do penteado para o grande dia sempre causa uma certa dúvida e ansiedade em todas as noivas. Pela diversidade de modelos isso acaba sendo uma tarefa super difícil.

Há noivas que preferem os penteados soltos, há as que não abrem mão do preso, ou vice e versa. Mas o que pode ajudar muito nessa tarefa, é analisar a proposta do casamento, os acessórios que você irá usar, e fazer uma auto analise do próprio estilo para que ele caia perfeitamente para você!

Para tentar ajudar vocês, queridas noivinhas, separamos algumas opções lindas para vocês se inspirarem!

Casamento Tradicional / Clássico

Para um casamento com proposta tradicional, os cabelos mais estruturados e presos. Coques mais volumosos com um acessório mais imponente fará com que a noiva esteja em um perfeito equilíbrio.

Casamento na Praia/Campo

Casamentos no campo e na praia são mais leves. Com um vestido mais fluidos e clean, o cabelo mais solto, meio preso, com tranças e acessórios leves, como flores naturais, por exemplo combina muito com a proposta e deixa um ar super romântico.

Casamento Moderno

São noivas que querem sair do tradicional e não tem medo de ousar com um olho ou uma boca bem marcante, acessórios diferenciados e penteados com as mais diversas estruturas e formatos.

Dicas SUPER ÚTEIS

  • Na hora de escolher o seu penteado e sua maquiagem tenha sempre em mente o seu estilo, mas lembre-se também do seu noivo, e de como ele gostaria de vê-la no grande dia
  • Uma dica valiosa para noivas que optaram em se casar com cabelo solto é fazer um penteado mais preso para o momento da festa, assim você pode curtir, dançar e abraçar todos os seus convidados e permanecer linda até o final da festa
  • Leve uma foto de referência de um penteado e maquiagem que ama para o seu cabeleireiro/maquiador
  • Fazer uma prova/teste do penteado e da maquiagem é primordial e deve ser feita com antecedência. Nem sempre o que encontramos nas fotos ficará de fato bonito em nosso cabelo e nosso formato de rosto;

Sintam-se lindas no seu grande dia. Lembrem-se que uma noiva é o reflexo de seu casamento!

Chegou a hora de escolher quem vai entregar as alianças no dia do casamento, mas não temos crianças na família. E agora? As daminhas e pajens são tradição mas não obrigação!

O mais importante é escolher aquela pessoa tão especial, para tornar esse momento mais especial ainda.

AVÓS

Então, muitas vezes os noivos escolhem os avós por exemplo, como uma forma de mostrar respeito e se sentirão muito queridos e homenageados pelo ato.

BICHOS DE ESTIMAÇÃO

Há quem não troque por nada o seu bichinho de estimação, então por que não colocá-los para fazer parte desse momento tão único, já que está presente todos os dias na vida do casal? Claro que ao optar por essa escolha, deve estar ciente de que pode haver imprevistos, assim como com as crianças.

O NOIVO!

Muitos casais optam pelo próprio noivo levar as alianças, sem que haja a necessidade de uma outra pessoa. E por que não? Já que nesse momento ele é a pessoa mais especial e para isso!

DAMINHAS E PAJENS

Daminhas fofas ainda são a preferência. Mas existem os meninos que deixaram a função de pajens para se tornarem “seguranças” das alianças. É uma maneira de homenagear essa figura tão querida sempre tão especial na vida de todos.

E aí? Alguém tem mais alguma ideia ?

Inspiração de para Altares para Casamento Já pararam para pensar a importância do altar na cerimônia do casamento? Pois é nele que acontece os maiores registros durante toda a cerimônia.

Por isso é o local que a decoração merece ser pensada com muito carinho, e ela vai depender muito do gosto dos noivos, se o casamento vai ser mais clássico, rústico, se vai ser ao ar livre ou em local fechado.

Tudo influencia! Por isso, resolvemos separar algumas lindas inspirações para te ajudar!

CLÁSSICOS

RÚSTICOS

ROMÂNTICOS

DESTINATION WEDDING

E então, qual é o seu estilo favorito?

Hoje, vamos dar dicas de decoração de noivado para você se inspirar para receber seus convidados nesse momento tão especial e alegre. Você não precisa seguir uma regra específica, mas o legal é ela ter elementos decorativos do casamento ou também ser algo totalmente inesperado.

A decoração é uma parte importantíssima de qualquer evento. É ela quem vai transmitir aos convidados a mensagem e a essência que você quer passar nesse dia tão inesquecível e especial. Ultimamente os noivos tem buscado eventos menos tradicionais e com mais significado, com elementos que realmente tornem esse dia mais informal e criativo!

Primeiro de tudo, você terá que definir o tema ou um estilo.

O legal é relacionar o estilo com a personalidade dos noivos.

Tropical

Uma ótima escolha para quando o noivado é no verão, a estação mais quente do ano. Com tons fortes e um utilizando muito os elementos como frutas frescas, tornam a decoração super alegre.

foto | Pinterest

Romântica

Decoração com tons suaves, flores em tons rosados ou branca, peças delizadas em tons de dourado. Além de mimos espalhados pelo ambiente, fica lindo também a mistura da madeira, para dar aquele aconchego e romantismo.

foto | Pinterest
foto | Pinterest

Rústica

Nesse estilo há uma grande opção de coisas a serem feitas. Velas suspensas, no centro de mesa, caixotes, que se tornam ótimos móveis para colocar enfeite, muitas plantas de diversos esilos e tons de cores.

Aposte nos Detalhes!

Aposte muito nos detalhes! Cada coisinha que você colocar ali, seja uma moldura para o fundo da mesa, fotos espalhadas, caixotes, pallets, enfim. Tudo isso irá trazer um charme super especial para a decoração

foto | Pinterest

E aí, gostaram?

O que é a grinalda?

Você já deve ter ouvido falar essa expressão: “Ela vai casar de véu e grinalda”. Escutou pois ambos são acessórios os mais tradicionais quando o assunto é casamento. O véu, como todos sabem, é um tecido que cobre parte da cabeça. Já a grinalda é o acessório que segura o véu na cabeça. Um acessório que até hoje é utilizado na maioria dos casamentos.

Ela é um clássico e deve ser pensado como um acessório, caso você escolha uma cerimônia na igreja, mais tradicional. Em casamentos modernos, ela é utilizada, mas de uma forma diferente.

Vamos mostrar algumas opções lindas para você se inspirar!

Grinalda de flores

A grinalda de flores que é mais utilizada em casamentos ao ar livre, modernos, em praias e no campo. Ela é bem bonita, dar um ar de suavidade, leve e romântico. Cai perfeitamente com vestidos curtos, leves, com cortes mais contemporâneos.

Foto | Pinterest

Modelos de grinalda

Os modelos mais comuns são o coroa e o de flores. Mas, você também vai encontrar variações desses modelos, também temos o famoso que forma uma espécie de auréola em torno da cabeça da noiva, principalmente se ela estiver de coque. Geralmente é confundido com uma tiara por terem a mesma utilidade que é segurar o penteado, esse acessório pode ser também considerado uma grinalda.

A dica é para escolher o modelo ideal: se for um casamento clássico, a coroa é a melhor opção. Já se for algo mais moderno e ao ar livre, grinalda de flores é o modelo perfeito. Caso escolha utilizar um coque, defina a em forma de auréola.

foto | Pinterest


foto | Pinterest
foto | Pinterest

Tudo vai depender do estilo da sua festa e cerimônia e de como vai utilizar os acessórios no contexto do casamento. Isso vale não apenas para a grinalda, como também ao colar, os brincos, pulseiras, anéis e até mesmo o sapato. Tudo precisa combinar de uma maneira perfeita, por isso preste bastante atenção antes de fechar o look por completo.

Você sabe qual o real significado da tradição do véu além de ser um acessório para compor a produção da noiva?

 

Então vamos lá, Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural, acreditando que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.

Esta na dúvida de qual véu escolher para o grande dia?

Aqui vai algumas dicas!

  • O tradicional véu longo ou catedral

É o véu mais tradicional, geralmente mede de 2,5 a 6 metros de comprimento, é ideal para usar na cerimonia que não sejam ao ar livre, em locais fechados como igreja. São muito luxuosos.

  • Véu médio ou ponta de dedo

Esse véu é chamado dessa forma, pois geralmente ele bate na altura da ponta do dedo da mão da noiva que irá usa-lo. Pode ser usado tanto para casamento de dia quanto de noite. A única restrição é que a noiva não utilize vestido curto com esse véu.

  • Véu Cotovelo

È um véu mais curto, deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido menos, um vestido muito pomposa, de cauda, que não é o ideal para ele.

  • Voillets

São acessórios charmosos e autênticos. São mais informais, alguns cobrem metade do rosto, outros, cobrem por completo. São muito escolhidos para cerimonias durante o dia e são usados com vestidos curtos ou tomara que caia além de lindos, dão à produção da noiva um estilo mais vintage.

 
Foto | Pinterest